Dezoito alunos kalunga estão participando esta semana do curso de SISTEMAS AGROFLORESTAIS, oferecido pela Associação Quilombo Kalunga (AQK), em Niquelândia (GO). Durante o curso os participantes vão implementar uma agrofloresta do zero para aprender na prática todas as etapas desse modelo de plantio.

O curso é uma realização da AQK com o apoio do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF) e do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e será ministrado pela Beija Flor Cerrado na escola agrícola Sítio Bagagem. O transporte dos estudantes está sendo feito pela prefeitura de Cavalcante.

A primeira turma do curso chegou no domingo (9) à noite. O presidente da AQK , Jorge Moreira de Oliveira, acompanhou os alunos na viagem e fez um discurso de abertura do curso, destacando a importância da iniciativa para o desenvolvimento do território kalunga.

As atividades teóricas e práticas começaram nesta segunda-feira (10). A próxima turma vai iniciar o curso na próxima quarta-feira (12).

Dois alunos serão premiados com tudo que precisam para implantar 1 hectare de agrofloresta, incluindo gradagem, irrigação, adubação e mudas, além de receberem assistência técnica.

O foco do curso é apresentar aos alunos alternativas de plantio que garantam geração de renda para as famílias de forma sustentável. Os produtos agroflorestais têm maior valor agregado, devido ao impacto social e ambiental positivo.

O desenvolvimento sustentável do território kalunga é uma prioridade da AQK. Este objetivo ganhou ainda mais força com o reconhecimento global do Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga como TICCA, título dado pela ONU a territórios comunitários e tradicionais conservados nos quais a comunidade tem profunda conexão com o local.

Você sabe o que é uma agrofloresta?

Agrofloresta é um modelo de plantio que copia o funcionamento da natureza. Nas agroflorestas, são plantadas árvores de espécies florestais perenes junto com cultivos agrícolas e pastagens para a criação de animais.

Essa forma de plantio ajuda a recuperar áreas degradadas, aumenta a biodiversidade, melhora o solo e aumenta a quantidade e a qualidade da água.

Sobre a Associação Quilombo Kalunga e o CEPF Cerrado

A Associação Quilombo Kalunga é uma organização civil, sem finalidade econômica, fundada em outubro de 1999. Representa o maior território de quilombo no Brasil, com 262 mil hectares de terras. A AQK defende os interesses dos moradores do Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga (SHPCK), que abrange os municípios goianos de Cavalcante, Monte Alegre de Goiás e Teresina de Goiás.

O Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos é uma iniciativa conjunta da Agência Francesa de Desenvolvimento, da Conservação Internacional, União Europeia, da Gestão Ambiental Global, do Governo do Japão e do Banco Mundial. Uma meta fundamental é garantir que a sociedade civil esteja envolvida com a conservação da biodiversidade.

Maiana Diniz
Assessora de Comunicação da AQK
Whatsapp: (61) 98400.2100

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *