A AQK tem uma ótima notícia para o povo kalunga.
Nesta quinta-feira (6) foi feita a instalação de uma torre de internet na Serra da Água Fria, na fazenda Boa Vista, em Teresina de Goiás. A instalação faz parte de um projeto da AQK para levar o sinal de internet a milhares de kalunga.
![](https://quilombokalunga.org/press/wp-content/uploads/2021/05/2N6A7524-1-1024x683.jpg)
Na semana passada, a AQK recebeu todos os equipamentos para fazer a instalação de três torres, e a ampliação de uma quarta, que vão tornar possível levar o sinal de internet a centenas de famílias do Território Kalunga que hoje não têm acesso ao serviço.
As torres vão tornar possível que uma empresa privada ofereça o serviço de internet na região. Atualmente, nenhuma empresa oferece internet porque essa infraestrutura é cara.
![](https://quilombokalunga.org/press/wp-content/uploads/2021/05/FOTOS-Elder-Miranda-Jr-AQK-1-1024x683.jpg)
A diretoria e a equipe da AQK trabalhou muito nos últimos anos para tornar esse projeto possível. O prefeito de Cavalcante, Vilmar Kalunga, auxiliou a AQK no transporte das torres e comemorou a concretização do projeto, que teve início quando ele ainda era o presidente da AQK. O atual presidente da Associação, Jorge Moreira de Oliveira, e a vice-presidente Ester, também participaram do mutirão.
![](https://quilombokalunga.org/press/wp-content/uploads/2021/05/2N6A7529-1-1024x789.jpg)
A instalação das torres é um projeto da AQK com o apoio do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF) e do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB).
Instalação em Teresina
A instalação da torre foi feita ontem por meio de um mutirão de voluntários, composto por homens e mulheres kalunga que dedicaram o dia para ajudar toda a comunidade, em parceria com a empresa Teresinet.
![](https://quilombokalunga.org/press/wp-content/uploads/2021/05/2N6A7519-1024x683.jpg)
Quando o trabalho estiver concluído, a internet vai chegar a todas as 13 comunidades Kalunga do município de Monte Alegre (GO), a todas as famílias do Vão de Almas e do Choco e ao Vão do Moleque, com exceção da comunidade do Prata.
Serão instaladas três torres: no alto do morro do Tinguizal e no São Pedro, em Monte Alegre, e no “Pé de Côco”, na região do Choco. Ontem foi instalada uma torre na Serra da Água Fria, na fazenda Boa Vista, em Teresina, em parceria com a Teresinet, que proveu parte dos equipamentos. As torres da AQK vão trazer o sinal de internet para o território, mas cabe à empresa Teresinet repetir o sinal e vender os pacotes de internet.
![](https://quilombokalunga.org/press/wp-content/uploads/2021/05/FOTOS-Elder-Miranda-Jr-AQK-13-1024x683.jpg)
Cada módulo das torres pesa cerca de 20 kg e as baterias pesam cerca de 30 kg. Tem também muitos outros volumes leves. Os equipamentos foram carregados pelos voluntários até o topo da serra.
![](https://quilombokalunga.org/press/wp-content/uploads/2021/05/FOTOS-Elder-Miranda-Jr-AQK-14-1024x683.jpg)
Cada família interessada deverá contratar o serviço de internet diretamente com a empresa Teresinet, que está fazendo a análise do preço.
Mimoso Kalunga
O sinal das torres também vai chegar até o quilombo Mimoso Kalunga, no Estado do Tocantins, onde vivem os parentes dos kalunga de Goiás, separados pelos rios Paranã e Bezerra. Eles deverão buscar a Teresinet para oferecer o serviço na região.
Assessoria de comunicação da AQK
Maiana Diniz – (61) 98400.2100
06/05/2021