Incra libera recursos do Pronaf para 29 famílias kalungas
Mais 70 estão aprovadas e aguardam contratos
Após grande esforço da Associação Quilombo Kalunga (AQK), o Incra retomou esta semana a liberação de créditos iniciais de reforma agrária do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para famílias Kalungas. Vinte e nove famílias de Cavalcante, Terezina de Goiás e Monte Alegre assinaram os contratos para receber um aporte de R$ 5.200,00 cada.
“Esse recurso é muito importante para as famílias Kalungas para ajudar principalmente na melhoria das condições de moradia.”, informou o presidente da Associação Quilombo Kalunga, Jorge Moreira de Oliveira.
No total, foram cadastradas cerca de 800 famílias para receberem o crédito. Parte dos recursos foram liberados para 312 famílias em 2018, mas os repasses haviam sido interrompidos pelo governo federal. Além das 29 famílias que assinaram os contratos nesta quinta e sexta-feira (20), mais 70 já estão aprovadas para receberam o crédito e aguardam a emissão dos contratos pelo Incra.
“Essa segunda etapa chegou em um momento importante em que muitas famílias enfrentam dificuldades devido a pandemia do coronavírus.”, destacou Jorge.
Maiana Diniz