Quarenta e três kalunga de diversas comunidades do território participaram na última semana de um curso sobre SISTEMAS AGROFLORESTAIS, oferecido pela Associação Quilombo Kalunga (AQK) na escola agrícola Sítio Bagagem, em Niquelândia (GO).

Durante o curso os participantes implantaram 6 mil m2 de agrofloresta na escola agrícola Sítio Bagagem. Plantaram um consórcio de baru, café, mangaba e abacaxi que também possibilita o aproveitamento da estrutura para o cultivo de hortaliças e grãos.

Os alunos conheceram todas as etapas desse modelo de plantio. Operaram os tratores para arar e adubar a terra, montaram o sistema de irrigação e aprenderam a fazer o espaçamento entre as plantas e técnicas de escolha e plantação de mudas. 

O curso é uma realização da AQK com o apoio do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF) e do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e foi ministrado pela Beija Flor Cerrado na escola agrícola Sítio Bagagem. O transporte dos estudantes foi feito pela prefeitura de Cavalcante.

O curso foi oferecido a duas turmas. De cada uma foi selecionado um aluno para ser premiado com todos os insumos para implantar 1 hectare de agrofloresta no Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, incluindo gradagem, irrigação, adubação e mudas, além de receberem assistência técnica.

A escolha dos premiados foi feita pelo professor Manoel Júnior, da Beija Flor Cerrado, que ministrou o curso. Os critérios de escolha envolveram a participação nas atividades, habilidades técnicas, condições da terra para o plantio, entre outros.

Os dois selecionados foram Nelivania Paulino Barbosa, da comunidade Kalunga do Engenho II, e Calisto Sousa Santos, da comunidade do Vão de Almas. Em breve as áreas das duas famílias serão visitadas para avaliação e planejamento da implantação da agrofloresta.

“Eu fiquei feliz demais. Eu queria muito ganhar. Estou muito agradecida e animada para começar a produzir.”, disse Nelivania, que assim como Calisto, ficou emocionada na hora do anúncio do ganhador. 

O foco do curso foi apresentar aos alunos alternativas de plantio que garantam geração de renda para as famílias de forma sustentável. Os produtos agroflorestais têm maior valor agregado, devido ao impacto social e ambiental positivo.

Atualmente os kalunga plantam “roças de toco”, técnica tradicional de plantio que inclui a queima e o revezamento de áreas cultivadas. Plantam sem o uso de máquinas e sem irrigação, com o uso da enxada. O trabalho é duro.

O desenvolvimento sustentável do território kalunga é uma prioridade da AQK. Este objetivo ganhou ainda mais força com o reconhecimento global do Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga como TICCA, título dado pela ONU a territórios comunitários e tradicionais conservados nos quais a comunidade tem profunda conexão com o local.

Agroflorestas

Agrofloresta é um modelo de plantio que copia o funcionamento da natureza. Nas agroflorestas, são plantadas árvores de espécies florestais perenes junto com cultivos agrícolas e até pastagens para a criação de animais.

Essa forma de plantio ajuda a recuperar áreas degradadas, aumenta a biodiversidade, melhora o solo e aumenta a quantidade e a qualidade da água.

Sobre a Associação Quilombo Kalunga e o CEPF Cerrado

A Associação Quilombo Kalunga é uma organização civil, sem finalidade econômica, fundada em outubro de 1999. Representa o maior território de quilombo no Brasil, com 262 mil hectares de terras. A AQK defende os interesses dos moradores do Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga (SHPCK), que abrange os municípios goianos de Cavalcante, Monte Alegre de Goiás e Teresina de Goiás.

O Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos é uma iniciativa conjunta da Agência Francesa de Desenvolvimento, da Conservação Internacional, União Europeia, da Gestão Ambiental Global, do Governo do Japão e do Banco Mundial. Uma meta fundamental é garantir que a sociedade civil esteja envolvida com a conservação da biodiversidade.

Maiana Diniz
Assessora de Comunicação da AQK
Whatsapp: (61) 98400.2100

Uma resposta

  1. Me chamo Roberto, gostei muito do seu site e conteúdo,
    e até salvei aqui nos Favoritos para ler com calma outras
    postagens depois. Quero saber se Vocês aceitam parcerias
    para troca de Backlinks para aumentar as suas visitas reais?
    Se tiver interesse em melhorar seu posicionamento e o
    número de visitantes com Tráfego Orgânico, entre no meu
    site tambem (TrafegoParaSite.Com.Br) e Cadastre-se
    Grátis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *