Comunidade kalunga da zona rural de Monte Alegre agora terá atendimento odontológico mais perto de casa

Moradores da comunidade Kalunga de Monte Alegre (GO) agora terão a possibilidade de fazer tratamento dentário sem precisar ir até a cidade. Os atendimentos serão feitos na comunidade kalunga Areia, na casa do Jovino, filho de Catarino e dona Clarinha. A primeira ida da equipe de dentistas está marcada para os dias 16 e 17 de janeiro.

Os serviços serão cobrados e poderão ser agendados pelo WhatsApp no telefone (92) 8238.8822. “O objetivo era que os serviços fossem públicos, mas até o momento não conseguimos patrocinadores.”, informa a dentista Deborah Kerlline Soares.

A frequência de ida da equipe até a comunidade Areia vai depender das necessidades dos moradores da região. No início, o plano é ir de 15 em 15 dias. 

A comunidade Areia fica a 95 quilômetros de Monte Alegre. A estrada é de terra e tem trechos críticos, com pontes de madeira e mata-burros. O transporte é caro e muitas famílias não têm automóveis. 

A expectativa é que a ida de dentistas facilite o acesso aos tratamentos a famílias kalungas que vivem nas 12 comunidades da região, como Sucuri, Sao Pedro, Calorindo, Curral da Taboca, Faina, Bom Jardim, Tinguizal, Barra, Contenda e Riachão. Algumas delas estão a mais de 130 km da cidade.

“Isso para a comunidade é muito significativo. O dinheiro que as famílias pagariam para transporte e alimentação para ir para a cidade fazer um atendimento, vão usar para pagar o tratamento, sem ter o desgaste da viagem.”,  explicou Severino da Silva Santiago, agente comunitário de saúde há 23 anos e vereador kalunga em Monte Alegre desde 2012, morador da comunidade kalunga Sucuri.

Consultório portátil

A equipe que vai à comunidade Areia é especializada em atender pessoas que vivem em locais de difícil acesso. O consultório das dentistas é portátil e vai permitir limpezas, extração de dentes, restaurações, pequenas cirurgias, aplicação de flúor, curativos, acesso medicamentoso em casos de necessidade de fazer canal, além de instruções de higiene bucal e geral. 

As dentistas pedem para que no dia da consulta, os pacientes levem sua escova de dentes. “Para muito além da questão curativa, nós vamos focar na questão preventiva”, explica a dentista Deborah Kerlline Soares.

A equipe de saúde bucal é focada em saúde coletiva e planeja realizar levantamentos para entender o porquê dos altos índices de cárie, além de verificar quais são as doenças que mais atingem a população, para buscar formas de evitá-las.

“No início vamos focar na questão da limpeza da água e como tratá-la. O Severo, que é agente comunitário de saúde, vai nos ajudar a orientar a população, pois muitos consomem água de poços e a água em certos locais não passa por tratamento nem é fluoretada, o que é muito importante no fortalecimento dos dentes e prevenção da cárie”, disse a dra. Deborah.

A equipe de Deborah também está planejando uma oficina sobre alimentação, para explicar sobre o efeito dos alimentos no organismo. ”Se for consumido de forma exagerada, o açúcar pode resultar em altos índices de cárie, além de favorecer o aparecimento de diabetes.”, esclarece Deborah.

A equipe que vai atender os kalungas de Monte Alegre é formada pelas dentistas Deborah Kerlline Soares e Thaís Moura da Silva e pelos ajudantes Rodrigo Ribeiro e Ronilson Nere.

Por Maiana Diniz
Assessora de Comunicação da AQK

6 respostas

  1. Parabéns a toda a equipe pela atitude. Realmente as despesas para se deslocar até a cidade são onerosas a população do quilombo. Sucesso a todas e todos da equipe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *